data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Rodrigo Nenê (Diário)
A menos de uma semana para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020, ainda restam 21,8 mil santa-marienses que precisam ficar em dia com o Fisco. A Receita Federal de Santa Maria havia recebido, até segunda-feira, 46,1 mil declarações, o equivalente a 67,9% do total.
No país, até terça-feira, 22 milhões de declarações haviam sido entregues. O número representa pouco mais de 70% da expectativa do governo, que é de 32 milhões de documentos. Tradicionalmente, o prazo para entrega do documento vai até o fim de abril, mas com a pandemia, o governo ampliou o prazo para às 23h59min da próxima terça-feira.
Quem ainda não parou para fazer o balanço dos rendimentos de 2019 e colocá-los no programa do Imposto de Renda deste ano, ainda tem tempo. Aproveitando esses últimos dias, o Programa Imposto Solidário faz um pedido aos contribuintes para que, na hora de preencher os dados na declaração, façam a destinação legal de até 6% do imposto devido a entidades assistenciais de Santa Maria. O procedimento é simples e não tem custo, pois o valor pode ser descontado do imposto a ser pago ou restituído, para quem tiver valor a receber de volta do Leão.
Mais de 317 mil benefícios irregulares foram pagos a servidores públicos e militares
Neste momento de pandemia, a doação pode ser fundamental para que pelo menos 17 projetos de entidades cadastradas no programa municipal possam manter suas atividades em benefício de idosos ou de crianças e adolescentes.
- As entidades vão precisar muito mais de apoio, além do que já precisam - afirma a coordenador do Programa de Educação Fiscal da prefeitura, Rosaura Vargas.
O contribuinte pode doar até 3% do imposto devido para o Fundo Municipal do Idoso (Fumid) e até 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Segundo Rosaura, Santa Maria pode arrecadar R$ 23 milhões com o imposto solidário. O valor, contudo, ainda está longe de ser alcançado. Em 2019, apenas 604 santa-marienses fizeram doações aos fundos, que arrecadaram R$ 725 mil.
Prazo para declaração do Imposto de Renda termina na próxima semana
PESQUISA
Boa parte desse valor tão pequeno se deve à falta de informação dos contribuintes sobre como proceder para doar. Pesquisa do Programa de Educação Fiscal mostra que 30,4% dos santa-marienses não sabem que podem destinar parte do imposto para entidades assistenciais. Outros 34,8% até conhecem o imposto solidário, mas não sabem como proceder para doar.
Para sanar dúvidas na hora de preencher a declaração, basta acessar o site do Programa Imposto Solidário e seguir as dicas. Quem já entregou a declaração também pode fazer a doação. Para isso, é necessário enviar uma declaração retificadora à Receita Federal.
- Dá mais trabalho, mas não tem custo - ressalta Rosaura.